Projeto ecológico de urbanização é selecionado para evento internacional

Posted by ADEMI-BA 16 de outubro de 2017 0 Comment 32 views

O Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável da Amazônia (Reusa), idealizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e projetado pelo escritório arquitetônico Sérgio Santos, foi selecionado para a mostra da 16ª Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, evento pioneiro das Bienais da América Latina e um dos mais importantes do segmento ao lado das edições de Veneza e São Paulo.

A Bienal acontece entre os 9 a 20 deste mês e reúne nomes proeminentes da arquitetura internacional, presentes em palestras, mostras, além de exposições, debates, filmes, eventos multimídia e um ciclo de atividades na capital argentina.

Localizado no rip-rap do Igarapé do Gigante, na Redenção, na Zona Centro-Oeste da capital amazonense, o espaço tem como objetivo ser uma solução de baixo custo para urbanização sustentável em comunidades de alta vulnerabilidade sócioambiental e econômica na Amazônia, como no próprio Igarapé do Gigante, em Manaus.
Segundo a Fundação de Desenvolvimento Sustentável, todo projeto arquitetônico foi elaborado para o aproveitamento de materiais descartados. Tubos de perfuração de petróleo foram utilizados para a montagem da estrutura, assim como compensados de embalagens de televisão como solução para reduzir a temperatura em até 2°C. Os pavimentos foram construídos com madeira reaproveitada de barcos fora de operação, explicou o arquiteto idealizador do projeto, Sérgio Santos.

Fonte e matéria completa: A Crítica | Foto: Pexels / Divulgação

Comments are closed.

Videos

O vídeo explica de forma simples e rápida o que é Sustentabilidade.