Gestão de sustentabilidade em Edifícios impacta gerenciamento de Facilities, Projetos e Corporate Real Estate

Posted by ADEMI-BA 21 de agosto de 2017 0 Comment 25 views

Antigamente, era um luxo uma empresa possuir algum aspecto sustentável em seu edifício. Hoje é fundamental, uma premissa! A maioria dos novos prédios já é construída com algum apelo ambiental. A visão de Fabio Talero, sócio-diretor da Ocupantes, traduz a realidade e a forma que o mercado imobiliário encara a sustentabilidade. Para Talero, a competitividade entre as empresas traz novos desafios a serem superados nos mercados locais e global, e a sustentabilidade é uma das novas ferramentas que ajudam as empresas a sobreviverem nesse cenário acirrado.

Essa foi uma das abordagens discutas no painel sobre gestão de sustentabilidade promovido pela CoreNet Global durante o Greenbuilding Brasil, realizado em São Paulo, que contou com as presenças de Renato Fusaro, diretor Real Estate Latin America da Johnson & Johnson, e Fabio Roszczewski, diretor comercial da CoreNet, além de Fabio Talero.

Para os executivos, os desafios na aplicação da sustentabilidade nos vários setores da área imobiliária começam desde o site selection. “Onde construir um escritório para que a empresa seja green?” – já é uma pergunta que se repete no início de todo processo de movimentação. E logo a preocupação avança para outras áreas da edificação.
Em projetos, por exemplo, os executivos acreditam que a sustentabilidade deve ser encarada como resultado de uma força-tarefa executada por uma equipe montada em torno da gestão, que precisa conduzir desenvolvimentos, cronogramas, prazos, orçamento e comunicação.

Fonte e matéria completa: Terra | Foto: Pexels / Divulgação

Comments are closed.

Videos

O vídeo explica de forma simples e rápida o que é Sustentabilidade.